segunda-feira, 29 de abril de 2013

11º Trail da Srª da Mó

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Este domingo fomos a uma prova de montanha em parceria com o AD Rio Largo CE...
Um pequeno treino para a Mega Prova que se avizinha...
De salientar o facto de com bastante surpresa conseguirmos o 10º lugar na competição colectiva :)

domingo, 21 de abril de 2013

Sem Rota em Vila Verde

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Mais um mês, mais uma caminhada com o sol a brilhar e a temperatura a pedir roupas mais leves e água para as famosas toladas :)
Não custou nada levantar da cama porque o dia estava propício para uma actividade ao Ar-Livre.
O Parque de Campismo tem umas condições excelentes para quem quiser passar uns dias a relaxar, podem ainda ver lá um simpático cão da Serra, lagartos nas plataformas de mini-golf e um responsável bastante atencioso que nos forneceu toda a informação necessária.
O percurso em si é muito bonito, paisagens fantásticas, construções únicas, fauna e flora bastante diversificadas. Aconselharam-nos ainda a fazer o Percurso Equestre e o de Ciclo-turismo ...Talvez voltemos em breve!
São 20km com algum desnível, mas com fácil progressão. Foi o percurso mais longo desde que voltamos á carga com o pessoal novo e a média vai ter de ficar por volta dos 17km para eu não ouvir queixas :p

Intersecção do PR Trilho do Fojo do Lobo com o PR Trilho da Nóbrega
Tipo: Circular
Inicio/Fim: Parque de Campismo Rural de Aboim da Nóbrega, Lameiras, Vila Verde
Distância: 20.43km
Altitude Min. / Máx.: 372m / 711m
Dificuldade: Fácil

Fica aqui o VIDEO de mais uma caminhada

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Rota dos Túneis

Decidi pegar na mochila, calçar as botas e ir descomprimir o esqueleto...
Grande aventura, muitas peripécias e boa companhia!!!

Fica aqui o vídeo desta caminhada

E algumas fotos

domingo, 17 de março de 2013

PR2 - Caminhos do Vale do Urtigosa

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Aquele domingo que se preparava para ser frio, chuvoso e desagradável acabou por se revelar uma boa surpresa...
Saímos como de costume cedinho para mais uma caminhada desta feita em Arouca.
Á saída da aldeia de Rossas a chuva ameaçava cair, mas com o passar dos quilómetros o sol apareceu tornando o percurso numa experiência agradável.
Depois de suprimidas as primeiras dificuldades até á segunda aldeia tudo se tornou mais fácil e o grupo seguiu sem dificuldades...
Um bom grupo, muita animação, algumas peripécias e cima de tudo um ambiente familiar e saudável :)
Acabamos cedo...Muito cedo por sinal...O próximo prometo mais meia dúzia de quilómetros!!!

Obrigado aos antigos, aos recentes, ás novidades e aos regressos...

O Video da Caminhada

domingo, 24 de fevereiro de 2013

PR2 - Aldeias das Margens do Rio Vizela

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Vila Nova de Gaia, Domingo, 8:00, 2ºC...Boa ideia ficar na cama...

NADA DISSO...Rumar a Fafe para o PR2 é que é de valor!!!

Pela primeira vez fomos aos trilhos de Fafe e logo com muita malta nova...Depois de uma longa paragem e um pequeno aquecimento a 4 voltamos ao ritmo normal...
O percurso é muito agradável, com algum desnível mas acessível...As maiores dificuldades resultaram do excesso de água no percurso, alguma zonas estavam quase intransponíveis; e a incapacidade de visualização das marcas ao longo do trilho devido ao crescimento da flora que em alguns casos as cobre por completo.
Foi um percurso agradável ao longo de 15kms, com algum desnível, muita água, muito frio e acima de tudo muita boa disposição!
Agradeço a todos os que participaram, em especial aos que pela primeira vez se juntaram a nós e também aqueles que depois de 2 anos e meio de paragem voltaram á carga :)

Os Resistentes:

domingo, 3 de fevereiro de 2013

PR1 Trilhos da Floresta

Saudações Caminheiros Sem Rota...

É incrível como já passaram 2 anos e meio desde a última postagem no blog...
Mas a vida tem destas coisas e nem sempre as coisas correm como planeado!

Voltamos á carga com um pequeno percurso a 4 para desenferrujar...
PR1 Trilhos da Floresta em Ovar

Sei que não foi possível entrar em contacto com todos a tempo mas espero que para a próxima tudo se resolva e pudermos ser os grupo mais numeroso.

Os Regressados:
- Gindungo

O video da activiade:

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caminhada Turística / Convívio

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Temos andado desaparecidos mas esperamos voltar á carga brevemente...

Para tal a próxima actividade será um convívio para juntarmos o pessoal e propor novas metas...

Será dia 19/09

A proposta é uma caminhada turística em Ponte de Lima para convívio e para ir aquecendo os reactores...

Para mais info. entrem em contacto...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Resende

Saudações dos Caminheiros Sem Rota...

Finalmente chegamos a Resende...Depois de alguns adiamentos conseguimos marcar tudo e levar as botas a percorrer as belas serras de Resende...
Mais uma vez o tempo estava impiedoso...A caminho do local para iniciarmos a caminhada o tempo ia piorando, a chuva engrossava, o frio ja incomodava e o nevoerio impedia de vislumbrar as belas paisagens envolventes...Já no ponto mais alto da serra suspeitavamos já que tinhamos de dar meia volta porque não ia dar para prosseguir caminho...Mas fizemos uma 2ª tentativa e fomos mais a frente procurar o 2º trilho que tinhamos programado...Foi uma desição sábia, uma vez que naquele local o sol brilhava...
Percorremos então as belas serras de Resende podendo agora sim apreciar todas as paisagens que são a imagem de marca da região.
O percurso tem apenas 9 kms, mas pode trazer algumas dificuldades a caminheiros menos em forma, pois tem algumas subidas íngremes e com extensões consideráveis...
Mais uma daquelas caminhadas agradáveis...Que de resto são sempre pois são sempre feitas em boa companhia...
Aos 12 Caminheiros participantes um bem haja...e uma palavra especial ás 3 novas presenças...Contamos convosco...
( em breve disponibilizaremos as fotos )

sábado, 3 de abril de 2010

Travessia da Peneda - Soajo

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Pois é...Mais uma Grande Rota que nos propusemos a fazer, mas desta vez as coisas não correram como planeado...
O objectivo era completarmos os 77km do trajecto em 2 dias, mas havia sempre um dia de reserva caso as coisas se tornassem complicadas...
Saímos 6ª de manhã, 2 caminheiros já batidos nestas andanças e um novo membro que se decidiu juntar a nós nesta actividade, o tempo estava molhado, nada que não estivéssemos habituados, mas que para este percurso não iria facilitar nada as coisas...
A primeira jornada ficou marcada por vários contratempos...Desde logo a chuva que caía não nos permitia progredir no terreno como gostaríamos, o mau estado de conservação do trilho em certas zonas complicava ainda mais essa progressão, pois com troncos, mato e zonas alagadas o simples exercício de avançar 10 metros tornava-se um autentico numero de acrobacias de circo...
Seguimos caminho...Nada há muito a salientar a não ser algumas zonas mal marcadas, mas nada que não se resolvesse...
O caminho é duro...Muito duro aliás e após 25km chegamos á Peneda...O objectivo dos 38,5km por dia estava claramente impossível de alcançar, mas não íamos ficar por aqui...Decidimos então subir a Sr.ª da Peneda...Fui uma ascensão bastante dura, e o tempo continuava imperial...Ao chegarmos ao topo a chuva parou mas o vento não dava tréguas e a noite caiu sobre nós...Era impossível passar ali a noite e tivemos de continuar...Vislumbramos luzes do outro lado da serra e apenas com as nossas lanternas a iluminar o caminho seguimos as marcas e atravessámos um rio da forma mais acrobática possível até chegarmos á Branda que tínhamos visto...Foi sem duvida uma decisão sensata seguir até lá pois demos com uma casa com quartos numerados, portas abertas, uma cama á disposição, casa-de-banho, lareira, fogão com gás, água fria e luz...Não havia ninguém a quem perguntar se poderíamos usufruir daquelas condições, mas como parecia um abrigo de montanha decidimos pernoitar por lá...
Após uma noite gelada lá fora e de merecido descanso lá dentro partimos para a 2ª jornada...
Ao longe notava-se o branco nos pontos mais altos das serras...A chuva não dava tréguas e o percurso não parava de subir...Quanto mais altos estávamos maior era o frio e a chuva passava já a granizo que magoava as mãos e a cara quando batia...aos 1000m de altitude apareceu a neve...Um espectáculo lindo de se ver, só ir até ali e ver aquele manto branco já valia a pena, mas tínhamos de continuar e a neve não facilitava as coisas pois além de dificultar o andamento, cobria as marcas do trilho...O que safa é que normalmente nestes pontos altos há mariolas para nos podermos orientar...Já na descida a massa de água que corria pelos rios e trilhos fazia com que os nossos pés andassem constantemente dentro de água, também, o tempo no Gerês é tão instável que passamos de neve para um calor que até apetecia andar e manga curta e como tal a neve derretia e corria serra a baixo sem piedade...Já depois de almoço decidimos tirar os impermeáveis pois o sol brilhava, mas mais uma vez o S. Pedro atraiçoou-nos, voltou a cair chuva com força e conseguimos apanhar neve aos 900m. Já naquela que se veio a revelar a ultima descida do percurso notamos que o nosso mais recente membro estava com problemas de locomoção e já ia a fazer um esforço enorme...Como tal decidimos abortar o último dia de caminhada, pois não íamos abandonar ninguém numa aldeola perdida no Gerês em prol de acabarmos o trilho...Após grande esforço chegamos a Sistelo e acabamos a actividade por ali com a promessa de voltar com tempo mais seco e fazer o percurso na sua totalidade...

Fica aqui uma palavra para o Vítor que teve a sua primeira experiência connosco...Convenhamos que provavelmente não era bem isto que ele esperava mas mais do que cumprir objectivos o nosso grupo rege-se pela amizade e entreajuda...Logo, Ninguém é deixado para trás...
Esperamos que esta actividade não te tenha desmotivado, pois contamos contigo para as muitas que se irão seguir...

Fica também aqui uma palavra ao Bi-Mochila que anda com azar...Essa maré há-de passar e ainda há muitas caminhadas para fazer e já sabes que pelo menos 2 companheiros tens para fazeres os percursos que ficaram para trás...

Os resistentes:
- Al Capone
- Passo Curto ( foste baptizado Vítor )

domingo, 28 de março de 2010

Trilho da Pateira ao Águeda

Saudações Caminheiros Sem Rota...

28 de Março...Um bom dia para caminhar...As actividades andam com pouca adesão e pensávamos que este trilho pela curta extensão e baixa dificuldade iria trazer mais pessoal para caminhar, mas não se veio a confirmar...
Com umas desistências de última hora e umas confirmações também inesperadas seguimos 5 caminheiros para este bonito trilho em Águeda...Um trilho bem marcado e que aconselhamos toda a gente a fazer pois é óptimo para o convívio...Certas partes podem tornar-se mais difíceis de transpor devido a quantidade de água e lama...

Contamos com a presença de:
- Chaparro

Trilho: PR1 da Pateira ao Águeda
Local: Óis da Ribeira (Águeda)
Partida/Chegada: Parque da Pateira em Óis da Ribeira
Tipo: Circular
Distância: 14km
Grau: Fácil

terça-feira, 2 de março de 2010

Corrida Dia do Pai

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Dia 14 realiza-se mais uma Corrida do Dia do Pai no Porto...

Nós vamos...Aparece também

INFORMAÇÕES

INSCRIÇÕES

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Passeio Pedestre Nocturno

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Mais uma actividade com chuva para juntar ao curriculum...se houver alguma empresa interessada em fazer testes em equipamento de chuva em condições atmosféricas adversas não hesitem em entrar em contacto connosco...
O temporal que se abateu sobre o nosso pais neste fim-de-semana afastou a maioria dos participantes nesta k ia ser uma grande actividade organizada pela warzone...uma boa organização sem duvida, com muitas e variadas actividades...pedestrianismo, todo-terreno, slide, paintball, waterball e concertos com bandas locais...
Ao chegarmos ainda vimos uns jipes a circular na lama e 2 bandas a actuar, o resto das actividades foram canceladas...o resto excepto a caminhada claro...que se fomos para lá mesmo com a protecção civil a pedir para ficarmos em casa não iamos ficar de braços cruzados...
Lá fomos...dos 200 que estavam inscritos fomos caminhar cerca de 20 sendo k mais de metade eramos nós e o resto era a organização...
Foi uma actividade porreirinha...10km molhados mas agradaveis...e uma vez k a actividade foi adiada, para a próxima estamos lá de novo...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PR15 Serra da Freita

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Mais um domingo em que decidimos madrugar e calçar as botas para uma caminhada na Serra da Freita...
Com umas desistências de ultima hora encontramo-nos na rotunda do Picoto na esperança que a caravana fosse grande...
Depois de uns atrasos pouco significativos já estavamos 11 caminheiros á espera dos 2 ultimos que faltavam para a comitiva ficar completa....Os quais nos deram o prazer de compareçer com uma hora de atraso ( a próxima convocatória vai ter horários diferentes para alguém ).
De salientar o facto de ser a 2ª actividade do ano e de pela 2ª vez contarmos com a presença de novos membros...Esperemos que estes continuem e que se continuem a juntar ainda mais.
O dia estava frio mas a chuva não caía e a caminhada fez-se sem precalços...ou melhor...tirando o facto de 300mts após o inicio ser necessario voltar atras para uma troca de equipamento...
Foram 17 kms muito bonitos com alguma dificuldade sentida por alguns caminheiros, mas nada que não nos impedisse de chegar a bom porto...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Canos de Água

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Sem dúvida que esperar uma semana para a nossa primeira actividade de 2010 compensou bastante...O tempo estava impecavel para uma caminhada na Serra da Sta. Luzia...Quando lá chegamos por volta das 10h já o sol brilhava e não se fazia muito frio...
Esta actividade ficou marcada pela presença de 11 novos caminheiros, até parece mentira, mas também foi o que nos safou de irmos apenas 5 caminheiros habituais nestas andanças, pois mais uma vez o pessoal desmoralizou...

ficam algumas fotos da caminhada...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Ano da Retoma

Saudações Caminheiros Sem Rota...

E 2010 finalmente chegou...Ao que parece todo o País espera que este seja o ano da retoma e nós não fugimos á regra...Esperamos convictamente que este seja um ano em que possamos retomar as grandes caminhadas e as loucas aventuras...Em que possamos retomar o contacto com os que não se perderam, mas que se afastaram...Em que possamos retomar a força e a vontade de ir mais além...Esperamos também neste caso, não retomar, mas reforçar a partilha e o espírito de grupo pois este não é afectado por mazelas físicas, vidas atarefadas ou condições climatéricas adversas...
Dito isto...E parecendo que o S. Pedro nos vai continuar a brindar com as suas exibições de poder e as suas fúriosas birras...Sigamos então para as nossas actividades de 2010...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

S. Silvestre 09

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Para acabar o ano em beleza decidimos participar na 16ª S. Silvestre do Porto...Foi a nossa primeira corridinha nocturna, mas não a primeira com chuva, que ao longo deste ano raramente deu tréguas...Uma vez que estamos em épocas festivas a participação não foi em grande numero, mas fizemo-nos representar com 4 membros oficiais e 2 aquisições mais recentes...Para quem não treina corrida estas corridinhas têm sido um pouco duras e já se ouve dizer que não se vão repetir, mas quem sabe...

Os participantes na ultima actividade do ano foram :
10 kms

Resultados:
Pe Grande - 1572º - 59.19
Al Capone - 1692º - 1.02.19

SPORTZONE 16ª SÃO SILVESTRE CIDADE DO PORTO from pixbee on Vimeo.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lagoas - Ponte de Lima

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Tinhamos marcado para o 1º fim de semana de Dezembro uma actividade convivo dos Sem Rota que incluia um acampamento e um Raid por Lagoas, mas devido ao mau tempo e a outros impedimentos o grupo não aderiu em massa, mas a actividade foi para a frente...O 1º dia acabou por ser mais um passeio pelo Norte a descobrir novos locais para caminhar, mas no 2º quando se juntou mais pessoal ao grupo decidimos que o Raid era para se fazer...O tempo nem estava muito mau, apesar do céu carregado a chuva tinha parado, o que durou pouco tempo...Depois de alguns metros deparamo-nos com vias submersas que decidimos atravessar sem medo, mas ao entrar já na zona mais baixa das Lagoas o percursso estava completamente inundado e nem dava para ver a sinalização do P.R.. Como tal decidimos regressar e marcar actividade para outra altura em que o S. Pedro dê uma mãozinha.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

6ª Maratona do Porto

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Mais uma vez decidimos participar na Maratona do Porto, mas claro nas categorias mais acessiveis...Desta vez conseguimos arrastar 7 caminheiros para a Mini-Maratona 6Kms e 4 para a Family-Race 14Kms...Uma vez que ano passado houve uma prova por equipas em que era necessário pelo menos um elemento feminino este ano lá convencemos a Gindungo a entrar na prova e se foi uma boa prova para ter em atenção as capacidades dela e de todos os outros, tornou-se também um esforço infrutifero pois parece que este ano não houve prova de equipas...Não que estivessemos a pensar ganhar, mas pelo menos conseguiamos divulgar ainda mais o nome dos Sem Rota que tem vindo a ser o nosso esforço maior...
Portanto...Num dia de chuva...Uns com mais ou menos treinos...Com tempos melhores ou piores aos de ano passado ou com estreias surpreendentes cá ficam os números...

737º 4589 JOAQUIM BARBOSA SEM ROTA M SENM POR 01:17:58
781º 4590 CARLOS PEREIRA SEM ROTA M SENM POR 01:19:38
903º 4560 CARLOS NAVEGA SEM ROTA M VETM POR 01:24:40
1.031º 4594 ISAURA AZEVEDO SEM ROTA F VETF POR 01:52:54

clica nos logotipos para ver as fotos ...

Aqui ficam algumas imagens da nossa aparição televisiva...

sábado, 24 de outubro de 2009

Meia Maratona Sport Zone 2009

Saudações Caminheiros Sem Rota...

...Ou deverei dizer corredores Sem Rota, sim porque estão a tornar-se bem mais frequentes as corridinhas do genero do que os raids que tanto gostamos de fazer...
Bem...Mas adiante...lá decidimos acordar cedo e juntamo-nos a mais uns milhares para uma bela corridinha de 5kms com o Douro como pano de fundo...
Uma vez que há ovelhas negras em todos os ajuntamentos (como nós o sabemos bem), há tambem uns pioneiros e é neste caso que queremos salientar a primeira participação oficial de um membro dos Sem Rota na Meia Maratona Sport Zone...pois é...Joaquim Barbosa a.k.a. Bi-Mochila após uns momentos de concentração (ou desconcentração) com a Natasha ao colo e na procura da Bi-Comida que tinha sido amarfanhada no meio de um mulherio tal que decidiu invadir as bombas de gasolina, lá começou descontraidamente os 21km que se propôs a fazer e ao seu ritmo, sem pressas e apenas com o intuito de chegar ao fim lá colocou a primeira pedra no caminho e levou o nome dos Sem Rota a uma nova etapa...E já estamos escalados para a próxima...mas só dps de treinos...muitos treinos...

1º 1 HAILE GEBRSELASSIE ELITE M M35 ETI 01:00:04
21º 104 PAMELA CHEPCHUMBA ELITE F F20 QUE 01:10:24
1.346º 897 JOAQUIM BARBOSA SEM ROTA M M20 POR 02:11:57

clicar para ver as fotos ...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

GR28 [Arouca]

Saudações Caminheiros Sem Rota...

Bom, vamos tentar mostrar como “3 inconscientes” se propuseram a fazer em 3 dias o GR 28 - Por Montes e Vales de Arouca, cerca de 90Kms (contados 81Kms) num sobe e desce constante, um típico raid “electrocardiograma”. Um belo treino físico para quem tenciona uns raids mais arrojados. Uma actividade muito boa, feita sempre em companhia do Maciço da Gralheira, Freita, Arada e bem perto S. Macário.

Antes de mais queremos salientar o facto de ser um percurso “Difícil” e não moderado, como é anunciado nos flyers informativos feitos pela C.M. Arouca. Tenham em isso em atenção, porque em certas alturas do ano com pessoal inexperiente pode tornar-se uma actividade inesquecível... pela negativa!

Mesmo assim (e como já somos batidos nisto), lá fomos nós, Al Capone, Pe Grande e Bi-Mochila. Fomos como manda a regra em autonomia (para quem não sabe o caracol é o melhor exemplo… ou seja com tudo as costas, casa, cama, comida, roupa, etc.)

O começo é árduo visto ter uma subida que vai dos 280m ate os 1000m de altitude numa curta distância. Depois deparamo-nos com a falta de marcas nos cruzamentos, se não fosse o conhecer do local aliado a um mapa e o GPS seria difícil passar dos 3 kms… mesmo assim fez-nos andar cerca de 3 kms um pouco ao lado fazendo-nos andar por parte do PR4 "Cercanias da Freita" na parte mais dificil do percursso e com 12kg ás costas...não é facil...O objectivo era chegar a Covelo de Paivó, cerca de 30 Kms do centro de Arouca de onde começamos o que se veio a constatar. Depois de um primeiro dia cheio de altos e baixos chegamos a Covelo de Paivó.A prioridade era arranjar um bocado de terra onde pudesemos montar a nossa tenda. Depois de conversar com um Local apercebemo-nos que lá existia uma casa paroquial onde poderiamos montar arraiais (casa amarela junto a Igreja). Chegados lá dava a entender que a casa estaria habitada, porque tinha as janelas do piso superior abertas. Batemos a porta para nos certificarmos mas ninguém atendeu, decidimos então montar a tenda no terreno. Quando já tinhamos aberto a tenda eis que chega um carro e encosta ao portão de entrada… era um casal (muitíssimo simpático) que lá estava a passar esse fim de semana. Inicialmente ficaram um pouco perplexos com o facto de estarem 3 montanhistas no terreno da casa que tinham alugado, mas depois de bem explicada a situação acabaram por exceder as nossas expectativas, ao cederem não só uma camarata onde podemos pernoitar, como também a cozinha e uma casa de banho…. AINDA HÁ GENTE MUITO BOA EM PORTUGAL, E ESTE CASAL É UM BOM EXEMPLO… Mais uma vez o nosso Muito Obrigado!!!

Depois de desmochilar e de jantar fomos a procura de um café que o Local com quem falamos nos tinha indicado, onde para além de tomar o nosso cafezinho podiamos travar conversa com os Locais, algo que gostamos de fazer. Ao chegarmos ao dito café que se encontrava ainda encerrado (e que assim permaneceu nessa noite) conversamos com 2 peculiares e super simpáticas pessoas que lá se encontravam a espera que o “tasco” abrisse. Depois de alguns minutos á espera decidimos que o melhor seria voltar para a cama, mas acabamos por aceitar o convite de um dos Locais que nos levaria a outro “tasco” a uns minutinhos dali… Bem meus amigos… que aventura… acabamos por parar em Regoufe um pouco mal dispostos devido as curvas sinuosas feitas um pouco com velocidade a mais numa Peugeot 505… Upa! Upa! Mas tudo foi colmatado devido a simplicidade e hospitalidade deste povo, de facto ESTA GENTE É DO MELHOR… Mais uma vez o nosso Muito Obrigado!!! Lá tomamos o nosso cafezinho e fomos depois de uma hora bem passada para os nossos (emprestados) aposentos, porque o dia de amanha não seria mais fácil, Alvarenga seria o destino (mais 30Kms).

Logo bem cedo e com a chuva sempre a espreitar lá seguimos caminho. Se o inicio do raid é difícil preparam-se para esta etapa. Covelo de Paivó fica num belo vale o ponto seguinte leva-nos até Silveiras que fica bem mais alto. De lá fomos até à Ribeira de Silveiras onde depois de atravessada se inicia uma tormentosa subida até à Portela Malhada (caminhos comuns do PR 5) onde depois de andar algum tempo á mesma cota descemos até Cortegaça e de lá até Meitriz. Meus amigos , quando chegarem a Meitriz respirem bem e ganhem folgo, hidratem-se e comam algo com bastante sustento… porque é sempre a subir… sempre a subir… mesmo depois das curvas a subida não acaba.

Devemos alertar para o facto de que se forem de Verão ou em tempo seco, mal possam abastecer façam-no, a escassez de água acompanha o percurso.

Depois de algumas horas lá começamos a avistar Alvarenga, já lá tínhamos a “Brigada Reumática” á nossa espera para comer o famoso Bife de Alvarenga. Depois de bem comer e bem beber, decidimos que em vez de montar tenda, talvez um quarto na “Albergaria Silva” onde jantamos seria a melhor opção. E assim foi, ainda por cima o Sr. Silva (proprietário) fez um descontinho.

Na manha seguinte depois de um bom sono, de um bom duche (o nosso odor já incomodava os mosquitos) e de um pequeno almoço á turista, iniciamos a caminhada até ao centro de Arouca de onde tinhamos saído á 2 dias. Aqui deparamo-nos com uma grande dificuldade, o percurso até bem perto do rio Paiva não está sinalizado, o que nos levou depois de muitas incursões pelo matagal á procura de um bom caminho a atravessar mesmo pelo rio. Tiramos as botas, amarfanhamos tudo na mochila e fizemos a travessia por uma parte menos funda do rio...o que depois se tornou agradável, visto termos lá dado uns bons cafunhos. Depois de relaxar nas águas do Paiva subimos uma bela calçada em paralelo (para quem vem de carro prepare-se para meter a 1ª) até á aldeia de Canelas, onde aproveitamos para almoçar.

Saímos de Canelas e mais uma vez o percurso depois de entrarmos no mato estava mal marcado, mas lá demos com o caminho que nos levaria até o Geoparque. Aqui fica mais um alerta, nesta zona do Geoparque as marcas do percurso foram arrancadas das árvores, não sabemos por quem, mas o facto é que estão arrancadas só na área do Geoparque. Cuidado, podem perder-se facilmente!!! Depois de encontrarmos o percurso correcto seguimos até ao alto da Sra. Da Mó e dali até Arouca.

Não podemos deixar de fazer um agradecimento ao S. Pedro que nos deu tréguas, pois mal chegamos a Arouca e nos sentamos na padaria a lanchar o díluvio caiu sobre esta terra...Pelo menos esperou que chegassemos a bom porto.

A pergunta que se coloca é...

Difícil? Sim!... mas vale mesmo a pena…

Em breve disponibilizamos as contagens e os tracks de GPS